Início » Blog » Impressão 3D com Fibra de Carbono: o diferencial da E2CF

Impressão 3D com Fibra de Carbono: o diferencial da E2CF

  • por

A Raise3D projetou sua nova impressora, a E2CF, especialmente para a impressão com filamentos reforçados com fibra de carbono. Neste artigo exploraremos quais os benefícios desse material e como a E2CF proporciona a melhor experiência para a impressão com ele.

Sobre o material composto de Fibra de Carbono

A fibra de carbono atraiu muitos profissionais da indústria da manufatura aditiva nos últimos anos: assim como a fibra de vidro ou Kevlar, é um material rígido e resistente que pode ser usado para reforçar filamentos plásticos.

Ao reforçar o filamento, o objetivo é torná-lo rígido, mas menos pesado que outros. Dessa forma, pode-se obter peças leves e resistentes, seja para protótipos ou uso final.

Exemplos de aplicação para a impressão 3D com filamentos de fibra de carbono
Imagem 1 — Exemplos de aplicação para os filamentos de fibra de carbono

A Raise3D desenvolveu seu próprio filamento reforçado, o PA-12 CF, que consiste em um filamento termoplástico de nylon com fragmentos de fibra de carbono. As fibras do PA-12 CF da Raise3D são 20 – 30% mais longas que as de outros filamentos, o que faz com que ele seja mais forte e resistente.

Representação gráfica de termoplásticos reforçados com fibra
Imagem 2 — Representação gráfica de termoplásticos reforçados com fibra

No entanto, nem toda impressora 3D consegue imprimir com esses filamentos, já que os fragmentos de fibras são muito abrasivos. Por essa razão, a Raise3D projetou a E2CF com adaptações específicas para essa finalidade.

Os diferenciais da E2CF para a Impressão 3D com Fibra de Carbono

A E2CF é uma impressora 3D profissional e fácil de usar. Além disso, apresenta adaptações que a tornam ideal para imprimir com filamentos reforçados com fibra e fornece uma experiência ainda melhor para o usuário.

Seu sistema de extrusão Dual Direct Drive tem duas vezes mais força de preensão que outras impressoras 3D, o que impede o filamento de “escorregar”. Os bicos de carbeto de silício reforçado e as peças componentes são resistentes à abrasão e duráveis.

Bicos de carbeto de silício da E2CF
Imagem 3 — Bicos de carbeto de silício da E2CF

A E2CF também apresenta o recurso IDEX (ou duplos extrusores independentes), que pode imprimir em modo duplicado ou espelhado. O primeiro possibilita a impressão de dois modelos idênticos simultaneamente, enquanto o segundo produz dois modelos espelhados.

Modos de duplicação ou espelhado do IDEX
Imagem 4 — Modos de duplicação ou espelhado do IDEX

O IDEX também possibilita o uso de dois materiais diferentes, um extrusor de cada vez, sem que o bico do extrusor ocioso atrapalhe a impressão. Esse modo de impressão é ideal para imprimir estruturas de suporte complexas.

Peça de PA-12 CF com suporte destacável
Imagem 5 — Peça de PA-12 CF com suporte destacável

Além disso, a E2CF conta com duas caixas impermeáveis (Dry Box), dentro da qual o carretel é encaixado em bandejas suspensas que permitem a alimentação ininterrupta e descomplicada do filamento para a máquina. As Dry Boxes também impedem a entrada de poeira e umidade, conservando o filamento de fibra de carbono.

Segura e prática para uso em ambiente de escritório

Assim como as outras impressoras Raise3D, a E2CF é segura para uso interno. Já vem com filtro HEPA instalado e tem sensores que pausam a impressão no caso de abertura da porta.

Outros recursos diferenciais são um sistema que recupera a impressão após quedas de energia e sensores que detectam falta de filamento. Com isso, o usuário já não corre risco de perder seu trabalho de impressão.

A Raise3D conta também com softwares que facilitam o processo de impressão e formam o Ecossistema Raise. O IdeaMaker é um poderoso software de fatiamento, enquanto o RaiseCloud é uma plataforma de gerenciamento de impressão 3D baseada em nuvem.

Por fim, os recursos poderosos da E2CF junto ao Ecossistema Raise3D proporcionam ao usuário um fluxo de trabalho eficiente e ótimos resultados de impressão.

Para mais informações, faça o download do guia da Raise3D para impressão com termoplásticos reforçados com fibra.

Fonte: Aniwaa